
No dia 14 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Normalização, ou World Standards Day, com o objetivo de sensibilizar para a importância da normalização. Esta iniciativa tem como mote “uma visão partilhada para um mundo melhor”.
Apesar de serem muitas vezes invisíveis, as normas ISSO têm impacto em praticamente todas as áreas da nossa vida e são essenciais para garantir qualidade, segurança e eficiência. Mas…como é que elas contribuem para um mundo melhor?

O que é uma norma ISO?
Em primeiro lugar, é importante explicar o que é uma norma ISO.
Segundo a própria ISO (International Standards Organization, ou Organização Internacional de Normalização), uma norma ISO é “uma fórmula que descreve a melhor maneira de fazer algo”. Ou seja, define requisitos que ajudam as organizações a assegurar que os seus produtos, serviços, e processos seguem critérios consistentes e funcionam da maneira esperada.
No fundo, uma norma ISO descreve as melhores práticas para uma determinada área. Escrever uma norma é um processo rigoroso e demorado, e envolve especialistas voluntários de vários países, o que faz com que o conhecimento por detrás dessas normas seja altamente valioso e fiável.
Embora as normas ISO não sejam obrigatórias por lei, são uma forma de as organizações melhorarem os seus processos e ganharem competitividade no mercado.

Para que servem as normas ISO?
Quando as coisas não funcionam como esperado, isso normalmente significa que não existem normas – ISO
https://www.iso.org/standards.html
As normas ISO têm um objetivo central: tornar as nossas vidas mais fáceis, mais seguras, e mais uniformes.
As vantagens de implementar uma norma ISO vão muito além da simples conformidade técnica. Ao seguir uma norma ISO, uma organização tem a oportunidade de melhorar continuamente os seus processos e alinhar-se com as melhores práticas internacionais.
As normas ISO permitem:
- Demonstrar qualidade e confiança, garantindo que os seus produtos e serviços estão alinhados com padrões globais de excelência.
- Aumentar a produtividade, através de processos mais eficientes que reduzem desperdício e otimizam recursos.
- Inovar e garantir sustentabilidade, porque as normas ISO estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, essenciais para atingir os objetivos de desenvolvimento global até 2030.
Acesso a novos mercados, facilitando a expansão internacional ao garantir que a organização cumpre os requisitos globais e pode colaborar facilmente com parceiros de outras geografias.

Que normas ISO são importantes para a minha organização?
A resposta é: depende. Depende do setor, da dimensão da organização, e dos objetivos que pretende alcançar.
Na nossa opinião, a primeira norma que uma organização deve implementar é a ISO 9001, que é aplicável a qualquer organização que queira melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços, garantindo a satisfação do cliente. É o que nós chamamos uma “norma higiénica”, que serve para familiarizar a organização com o universo ISO.
Para além disso, também existem normas como:
- ISO 27001, que ajuda as organizações a proteger informações sensíveis e a prevenir ciberataques, numa era em que a segurança dos dados é essencial.
- ISO 22301, essencial para a gestão da continuidade do negócio, garantindo que a organização está preparada para responder a crises e interrupções.
- ISO 20000, focada na gestão de serviços de IT, assegura que as organizações de tecnologia fornecem serviços eficientes e de qualidade.
- ISO 14001, que ajuda as organizações a implementar práticas sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental das suas operações.
- ISO/IEC 42001, uma norma bastante recente e essencial que ajuda as organizações a usar ou desenvolver sistemas de inteligência artificial de forma responsável.
É importante que as organizações escolham as normas com base nas suas necessidades específicas. Uma organização de IT pode beneficiar mais de normas relacionadas com segurança de informação, enquanto organizações ligadas à indústria podem dar prioridade a normas ambientais ou de saúde e segurança.

Então…devo certificar a minha organização?
A nossa opinião? Sim! Apesar de não serem obrigatórias por lei, as certificações nas normas ISO ajudam-nos a definir uma meta real e concreta, o que ajuda a organização a criar um maior compromisso.
Para além disso, a certificação é um reconhecimento formal e imparcial do compromisso de uma organização com as melhores práticas internacionais. Quando dizemos que uma organização tem uma certificação ISO, significa que uma entidade imparcial avaliou os produtos, serviços e processos dessa organização de forma rigorosa, e confirmou que cumprem os requisitos da norma em questão.
É importante não esquecer que, apesar de a certificação nos ajudar a criar ritmo, o objetivo principal deve ser garantir que a organização adota práticas que a tornem mais confiável, eficiente e sustentável.