A gestão de topo das organizações precisa de informação imparcial de como estão a correr as suas operações vindas de pessoas (auditores) que não estão diretamente envolvidos no assunto que se pretende analisar. As auditorias internas são pedidas para dar produzirem relatórios imparciais sobre o que se passa no terreno.
Uma auditoria interna pode ser realizada a:
- Um projeto
- Um departamento
- Cumprimento de um processo
- Componentes mais especificas (componente financeira, linha de montagem, estaleiro, etc.)
A auditoria é uma análise objetiva e imparcial realizada numa organização, com o objetivo de verificar se as suas atividades e operações estão a ser implementadas em conformidade com as normas e processos adotados nessa organização.
Uma auditoria interna deve também ser um momento didático para a organização, de partilha de práticas, de recolha de sugestões de melhoria e de endereçamento de problemas concretos de implementação.
Numa auditoria, o auditor tem o papel de ouvir os intervenientes, identificar potenciais não-conformidades que precisem ser corrigidas, e oportunidades de melhoria que decorrem da sua experiência em outras organizações.
Uma auditoria tem sempre um relatório, com as suas conclusões e recomendações, que deve ser distribuído a todas as partes interessadas da organização.
Porque devo auditar as atividades da minha organização?
A realização de auditorias poderá trazer vários benefícios às organizações
Criação de valor
Realizar auditorias frequentemente ajuda a melhorar os processos da organização e, consequentemente, a gerar mais valor para os clientes.
Melhorias
Verificam-se melhorias nas atividades e nas operações auditadas.
Redução do risco
A implementação de boas práticas reconhecidas e consistentes irão ajudar a reduzir o impacto dos riscos.
Cumprimento de obrigações
A auditoria ajuda a garantir que os requisitos definidos para a certificação são cumpridos.
Concretização de objetivos
A auditoria pode ser um apoio para a organização na concretização de objetivos estabelecidos, tais como a certificação
A nossa equipa conta com auditores com formação na norma ISO 19011 – norma de auditores internos. Assim, estão habilitados a auditar nas normas ISO e CMMI, com vista à manutenção ou início de certificação de qualidade.