O mercado está em constante mudança. O rápido desenvolvimento de tecnologias e o aumento da exigência das necessidades do negócio estão a forçar as organizações a adaptarem-se num contexto dinâmico. Para dar resposta a estes novos desafios, as organizações têm-se tornado mais ágeis.
Face à gestão tradicional de projetos, a gestão ágil é mais flexível e responde melhor à mudança, pois as equipas têm mais autonomia e poder para tomar decisões no dia-a-dia. As equipas ficam mais motivadas, o desenvolvimento é mais rápido e melhor. Assim, a empresa entrega serviços com mais valor que deixam os clientes mais satisfeitos.
Contudo, neste ambiente dinâmico não é suficiente continuar a usar modelos de liderança tradicional. As organizações precisam de um novo tipo de líder.
Precisam de líderes ágeis.
Os líderes ágeis (ou servant leaders, em inglês) devem ter uma atitude bastante diferente dos líderes tradicionais. Um líder ágil define uma estratégia e confia nas suas equipas, sem lhes dizer o que devem fazer. Um líder ágil ajuda as suas equipas a serem autónomas e a reagir à mudança.
Existem várias certificações relacionadas com agilidade no geral, ou frameworks específicas (como o Scrum). No entanto, estas certificações estão totalmente orientadas à gestão de tarefas.
Por outro lado, o standard IPMA ICB4 in an Agile World apresenta como um líder pode agir num contexto em constante mudança, onde as organizações se precisam de adaptar com rapidez. O standard foca-se em três áreas de competência: Perspetivas, Pessoas e Práticas.
Porquê ter líderes ágeis na empresa?
Para além dos benefícios da adoção de um mindset ágil por parte de uma organização, departamento, ou equipa, existem vantagens em ganhar competências de liderança ágil:
Produtividade
Um líder com fortes competências ágeis ajuda as suas equipas a tornarem-se mais autónomas, o que se traduz numa maior produtividade.
Qualidade
Líderes ágeis são mais capazes de fornecer serviços de gestão de projetos de alta qualidade.
Vantagem Competitiva
Os atuais gestores são agentes da mudança, e têm um papel muito relevante na contribuição para a agilidade das organizações.
Reconhecimento
A certificação IPMA APOGEP Agile Leadership representa um reconhecimento internacional das qualidades e competências de um líder, o que pode ser um objetivo a considerar na evolução das carreiras dos seus gestores.
Podemos ajudá-lo a adquirir competências em agilidade através do standard IPMA ICB4 in an Agile World orientada às competências.
Entre no mundo da agilidade através da partilha de conhecimentos e experiências com os nossos profissionais. Podemos ajudá-lo a atingir a certificação IPMA APOGEP Agile Leadership de nível D (conhecimento dos elementos de competência de gestão de projeto).
Os nossos serviços incluem
Outras áreas em que atuamos
FAQ SOBRE AGILIDADE PARA LÍDERES
O que é agilidade para líderes na Quasinfalível?
A agilidade para líderes na Quasinfalível consiste no desenvolvimento de competências para promover equipas autogeridas, adaptáveis e orientadas para resultados, através de formação e coaching focados na mudança comportamental.
Quais são os benefícios da agilidade para líderes?
A agilidade para líderes melhora a capacidade de adaptação às mudanças, fortalece a comunicação nas equipas e permite liderar organizações em ambientes dinâmicos e competitivos.
Como a Quasinfalível implementa programas de agilidade para líderes?
A Quasinfalível oferece programas personalizados de agilidade para líderes que combinam formação prática, coaching individualizado e apoio contínuo para desenvolver competências de liderança ágil.
Quem pode beneficiar da formação em agilidade para líderes?
Gestores, diretores e responsáveis de equipas que pretendam liderar processos de transformação organizacional podem beneficiar da formação em agilidade para líderes oferecida pela Quasinfalível.
Os programas de agilidade para líderes são personalizados?
Sim, os programas de agilidade para líderes da Quasinfalível são adaptados ao contexto, cultura e objetivos estratégicos de cada organização, garantindo maior eficácia e impacto.