Melhoria e Automatização de Processos

O mundo está cada vez mais global, e isso transformou o mercado que é cada vez mais competitivo e com necessidades de negócio (e clientes) mais exigentes. Por isso, as organizações precisam de processos de negócio mais rápidos, ágeis, digitais e automatizados.

No entanto, as organizações continuam a executar os seus processos críticos, nos quais sustentam a sua atividade e criam valor, sem os tentar perceber ou monitorizar. Assim, estes processos podem estar desalinhados dos objetivos do negócio ou a gerar desperdício, tais como:

  • Trabalho duplicado
  • Atrasos
  • Problemas de qualidade nos produtos ou serviços.

Estes problemas podem ser resolvidos com recurso à gestão de processos de negócio, ou BPM (Business Process Management). Esta abordagem está focada nos processos para melhorar o desempenho do negócio, combinando IT com metodologias de governance.

O BPM permite às organizações identificar os seus processos críticos, melhorá-los e otimizá-los para que sejam mais ágeis. Permite também monitorizá-los continuamente, de modo a criar mais valor para a organização.

No BPM, é crucial considerar e envolver não só os processos, mas também as pessoas e a tecnologia. Todos têm de funcionar para que um projeto de BPM seja um sucesso. Em particular, a tecnologia poderá ajudar na digitalização e automação dos processos (após o seu desenho).

Porque devo melhorar ou automatizar os meus processos?

Transparência

A especificação dos processos torna as atividades mais visíveis dentro da organização, o que facilita a monitorização e controlo dos processos de negócio críticos.

Otimização

A monitorização contínua facilita a identificação de bottlenecks e implementação de melhorias necessárias, assim como a gestão dos recursos.

Redução de custos

Processos otimizados reduzem o desperdício, o que se reflete nos custos da organização.

Qualidade

A eficácia e eficiência dos processos leva a um aumento na qualidade do valor criado pela organização para os clientes.

Comece hoje a desenhar e melhorar os processos da sua organização, e deixe que os resultados falem por si.

Os nossos profissionais poderão ajudá-lo a melhorar o desempenho dos processos críticos da sua organização através do BPM.

Os nossos serviços incluem

  1. Consultoria no desenho de processos de negócio (BPM)
  2. Análise e melhorias dos processos atuais