O mundo está cada vez mais global, e isso transformou o mercado que é cada vez mais competitivo e com necessidades de negócio (e clientes) mais exigentes. Por isso, as organizações precisam de processos de negócio mais rápidos, ágeis, digitais e automatizados.
No entanto, as organizações continuam a executar os seus processos críticos, nos quais sustentam a sua atividade e criam valor, sem os tentar perceber ou monitorizar. Assim, estes processos podem estar desalinhados dos objetivos do negócio ou a gerar desperdício, tais como:
- Trabalho duplicado
- Atrasos
- Problemas de qualidade nos produtos ou serviços.
Estes problemas podem ser resolvidos com recurso à gestão de processos de negócio, ou BPM (Business Process Management). Esta abordagem está focada nos processos para melhorar o desempenho do negócio, combinando IT com metodologias de governance.
O BPM permite às organizações identificar os seus processos críticos, melhorá-los e otimizá-los para que sejam mais ágeis. Permite também monitorizá-los continuamente, de modo a criar mais valor para a organização.
No BPM, é crucial considerar e envolver não só os processos, mas também as pessoas e a tecnologia. Todos têm de funcionar para que um projeto de BPM seja um sucesso. Em particular, a tecnologia poderá ajudar na digitalização e automação dos processos (após o seu desenho).
Porque devo melhorar ou automatizar os meus processos?
Transparência
A especificação dos processos torna as atividades mais visíveis dentro da organização, o que facilita a monitorização e controlo dos processos de negócio críticos.
Otimização
A monitorização contínua facilita a identificação de bottlenecks e implementação de melhorias necessárias, assim como a gestão dos recursos.
Redução de custos
Processos otimizados reduzem o desperdício, o que se reflete nos custos da organização.
Qualidade
A eficácia e eficiência dos processos leva a um aumento na qualidade do valor criado pela organização para os clientes.
Comece hoje a desenhar e melhorar os processos da sua organização, e deixe que os resultados falem por si.
Os nossos profissionais poderão ajudá-lo a melhorar o desempenho dos processos críticos da sua organização através do BPM.
Os nossos serviços incluem
- Consultoria no desenho de processos de negócio (BPM)
- Análise e melhorias dos processos atuais