Agilidade para Equipas

O mercado está em constante mudança. O rápido desenvolvimento de tecnologias e o aumento da exigência das necessidades do negócio estão a forçar as organizações a adaptarem-se num contexto dinâmico.

As organizações mais tradicionais nem sempre conseguem reagir rapidamente à mudança e adaptar-se a novas maneiras de trabalhar.

Para acompanhar a evolução rápida dos mercados e manter-se competitiva, é essencial para uma organização implementar processos mais flexíveis e rápidos. É essencial implementar métodos adaptativos que permitam desenvolver produtos e serviços de maior qualidade.

É essencial ser ágil.

A agilidade, ou mindset ágil, baseia-se em quatro valores centrais:

  • Indivíduos e as suas iterações – mais que processos e ferramentas
  • Software funcional – mais que documentação compreensiva
  • Colaboração com o cliente – mais que negociação de contratos
  • Resposta à mudança – mais que seguir um plano

Para apoiar as organizações na transformação para a agilidade, têm surgido nos últimos anos várias frameworks que recomendam um conjunto de práticas e procedimentos alinhados com os valores e princípios ágeis. Alguns exemplos conhecidos são o Scrum, Kanban, Scrumban ou XP.

No entanto, a agilidade deve estar maioritariamente focada no mindset.

Porquê gerir projetos de modo ágil?

De acordo como relatório CHAOS do Standish Group em 2018, os projetos geridos de forma ágil têm mais 60% de probabilidade de serem bem-sucedidos do que projetos geridos de forma tradicional.

Para além disso, existem outros benefícios para as organizações que adotam um mindset mais ágil:

Produtividade

Equipas mais autónomas conseguem tomar decisões mais rapidamente, tornando-se mais produtivas.

Qualidade

Os projetos ágeis produzem resultados mais alinhados com as necessidades do negócio, devido à comunicação frequente com o cliente. Assim, os produtos finais têm uma maior qualidade.

Redução de Riscos

A agilidade permite gerir a imprevisibilidade, adaptando-se à mudança de prioridades durante o projeto e, por sua vez, diminuindo o risco associado.

Satisfação

A agilidade promove um maior envolvimento dos clientes e das equipas nos projetos, o que resulta num aumento da sua satisfação.

Podemos ajudar na adaptação a formas de trabalho mais ágeis de programadores, analistas, gestores, e com outras organizações.

Mais do que frameworks específicas, trabalhamos o mindset e as competências, adaptando os métodos às características e necessidades das equipas e organizações com que trabalhamos.

Os nossos serviços incluem

  1. Formação inicial para os profissionais envolvidos, com base num curso online e sessões síncronas semanais
  2. Avaliação inicial dos processos e definição de objetivos
  3. Apoio no desenho e implementação dos processos ágeis
  4. Acompanhamento, através da realização de reuniões de retrospetiva